Filme - A Menina que Roubava Livros

Lançamento: 31 de janeiro de 2014

Dirigido por: Brian Percival

Gênero: Drama

Sinopse: Baseado no best-seller do escritor Markus Zusak, conta a história da jovem Liesel Meminger (Sophie Nélisse). Vivendo na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, ela é adotada por Hans (Geoffrey Rush) e Rosa (Emily Watson). Com incentivo de seu pai adotivo e Max, um judeu refugiado escondido em sua casa, ela aprende a ler e descobre o poder das palavras e da imaginação.

Eu assisti ao filme sem ter terminado de ler o livro, na verdade li até a metade há cerca de um ano, acabei deixando para terminar depois (o que acabei não fazendo, mas pretendo terminar agora, ainda mais depois de ter assistido ao filme).
Eu acho essa história muito emocionante – e triste. Liesel aprende a conviver com a morte e com a separação de sua família muito cedo. Tem uma adaptação difícil com sua nova casa e nova família (o filme não mostra detalhadamente essa parte, mas no livro percebemos o quanto é difícil), e encontra o refúgio nos livros. Seu pai adotivo, Hans, a ensina a ler e ambos mantêm uma intensa relação de carinho. Liesel também faz amizade com Rudy, um colega de escola, e Max, um judeu que se esconde em sua casa e a incentiva a escrever.
O filme é muito bem feito, é claro que não possui todos os detalhes do livro, se não teria que ter 24 horas de filme rs, mas os personagens, o cenário, a atuação dos atores, são ótimos.
Infelizmente ainda não li o final do livro, mas o final do filme, narrado pela Morte, é muito emocionante e te deixa com um nó bem grande na garganta – e segurando as lágrimas. Recomendo a todas as pessoas, mesmo para quem não gosta muito do gênero (eu, particularmente, costumo assistir mais a filmes de terror), mas a história é muito bonita e com certeza você vai sair do cinema refletindo sobre muita coisa.


Sinopse do livro - Markus Zusak 

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.



7 comentários:

  1. Eu também ainda não terminei o livro e vou assistir mesmo assim, não estou me aguentando de curiosidade.
    Realmente deve ser muito emocionante, estou me preparando para chorar litros, rs.

    http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br/
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
  2. Sabia desse filme, mas estava esperando uma resenha antes de decidir se veria, a sua foi a primeira. Parece ser bem legal, e tipo, não é toda história que é "narrada pela morte", acho que vale a pena assistir!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Amanda!
    Eu comecei a ler o livro quando tinha uns 15 anos, mas achei chato e parei. Quero tentar novamente agora que estou mais velha, mas acho que vou ler depois que assistir o filme, tenho que ir logo no cinema, antes que ele saia de cartaz hehe
    Desse gênero eu só li O Diário de Anne Frank, que me deixou revoltada com o mundo por causa dos nazistas. Gosto bastante, mas é meio torturante pra mim, ler tanto sofrimento assim sabe?! Enfim, quero assistir e depois ler :)

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro no ensino médio. Estou louca pelo filme, mas me falta tempo de assistir. Bj
    www.readerscompany.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. já li o livro e realmente é uma historia emocionante, quero ver o filme logo
    os-jovens-leitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro nem vi o filme,mas acredito que a história seja interessante!
    EmyLu- Louquinha por Livros

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Tenho esse filme aqui, mas só vou vê-lo depois que ler o livro, então acho que vai levar um tempinho. Comecei a ler A menina que roubava livros no comecinho de janeiro, mas até agora não consegui terminá-lo. Acho que não estou com muita vontade de ler, ou a história não me agradou muito...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Marcas Indeléveis - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png