Resenha - O rico, a velha e o vagabundo

Olá leitores!
Hoje a resenha é de um autor nacional, parceiro do Blog Marcas Indeléveis!

Autor: Leandro Dupré Cardoso

Editora: Clube de Autores

Sinopse: O que um surfista magnata, uma velha reclusa e um vagabundo de mão-cheia podem ter em comum? Talvez nada, talvez tudo. Mas, para Eduardo, essas três pessoas formarão a base da sua jornada de autoconhecimento que fará com que ele penda a cabeça para o lado e avance por esse novo ponto de visão.

"A vida á capaz de cegar a razão dos maiores sábios. No entanto, cabe a eles próprios decidirem se querem enxergar o céu ou não". (p. 94)
Eduardo se via preso em uma rotina que não o agradava, seu trabalho não lhe trazia a menor satisfação e seu relacionamento com a namorada já não era o mesmo. Mas apesar da insatisfação com sua rotina, Eduardo não fazia absolutamente nada para reverter essa situação.

"Voltando à racionalidade, no entanto, seu estado não pareceu melhorar muito: Estou num emprego sem perspectivas, não conheço mais minha namorada e continuo preso aos dois. Quanto tempo mais tenho que aguentar isso? (p.13)
Um dia Eduardo avista um lugar extremamente inusitado no meio do comércio local: uma casa, com estranhas tábuas estrategicamente colocadas formando um buraco negro e uma placa ainda mais misteriosa onde se lia "Entre e pague como quiser". O que despertou tanto a atenção de Eduardo nesse local? Talvez seja mais um dos mistérios. Entretanto, com tantas frustrações na sua vida, Eduardo encontrou-se extremamente motivado a descobrir o que havia dentro daquele estranho estabelecimento.

"Se saiu do lugar onde estava é porque este já não lhe servia. Afinal de contas, o que mais posso ter a perder? E assim permaneceu, graças a esse pensamento e também ao de poder ser o único que encontrasse um velho tesouro abandonado que seria capaz de mudar definitivamente sua vida." (p. 15)
Dentro do "Buraco Negro" cada segundo torna-se uma importante lição de vida. É lá que Eduardo conhece Lúcio e Cassandra, moradores do local misterioso que abrigava em seu interior um belo jardim, com uma macieira e uma fonte de água inesgotável. O casal mostra a Eduardo uma outra perspectiva da vida: a de que ele não só pode, como deve mudar o que não lhe agrada em sua rotina.
"Se as maçãs são colhidas antes do tempo, elas ainda não estão plenamente desenvolvidas. Porém, se são colhidas depois, fatalmente já foram provadas por milhares de micro-organismos mais rápidos e se tornarão cada vez mais inviáveis para servirem de alimento. A mesma coisa vale para o seu caso: não adianta mudar enquanto não estiver preparado." (p.33)
Decidido a dar uma basta em tudo que lhe incomoda, Eduardo vê sua vida dar uma reviravolta: é demitido de seu trabalho e sua namorada termina o relacionamento. Porém decide-se a cursar uma faculdade, arrumar um emprego novo e conhecer outras pessoas. Para isso, conta com a ajuda de seu tio Fausto, conhecido por sempre conseguir tudo o que quer, mesmo que isso envolva dinheiro, o que não é problema para Fausto.
Seu tio, apesar de não ter um dos melhores relacionamentos com sua irmã, mãe de Eduardo, dá muito apoio ao sobrinho e o ajuda a conseguir um novo emprego e a escolher qual faculdade cursar. Mas sem o auxílio de dinheiro, pedido que Eduardo faz questão de reforçar ao tio, pois queria conquistar o que desejava com seu próprio merecimento.
Em seu novo emprego, Eduardo conhece Clara, uma bela estagiária de engenharia. Além de conseguir um emprego que lhe exigia mais desafios que o anterior, Eduardo também conquista um novo relacionamento, onde Clara o incentiva ainda mais a estudar e, juntos, elaboram planos para crescerem na empresa.
"Eduardo passou a enfrentar longas jornadas a partir dai: trabalho, estudos, hospital, casa. Tudo em tantas ordens e durações diferentes, muito eficientes em aturdir qualquer cérebro conhecido." (p. 84)
Mas nem tudo são flores e Eduardo terá que lidar com situações bem difíceis: a doença que acomete seu tio Fausto, o desentendimento com Henrique, filho do dono da empresa em que Eduardo e Clara trabalham, futuro herdeiro da empresa mas realmente apaixonado pelo surfe, a tensão crescente com Clara e a ameaça ao Buraco Negro e aos moradores do local, tão importantes para Eduardo.
"Eduardo já não via mais uma macieira e uma corrente de água: eram galhos, talos, folhas e frutos juntamente com o líquido primordial, tudo e todos comprometidos em sustentar o conjunto, a motivação essencial para que mesmo os envolvidos menos representativos à primeira vista pudessem sentir a importância de ainda assim estarem colaborando para a causa maior." (p.166)
O texto divide-se em três partes: O Buraco Negro, o balançar dos desejos e o elo. A história descreve como algumas mudanças dependem de um passo inicial nosso rumo ao que desejamos. Os personagens apresentam uma ligação importante entre si e cada um possui um papel na mudança que Eduardo conseguiu em sua vida. Seja Cassandra e Lúcio, que lhe deram o pontapé inicial, ou Fausto e Clara que lhe apoiaram. Todos os personagens trabalharam em harmonia e foram bem posicionados. Os cenários são interessantes, principalmente o Buraco Negro, que é envolto em mistério. A revisão estava ótima, não encontrei nenhum erro. A narrativa apresentou alguns trechos um pouco cansativos, porém o desenrolar da história desperta curiosidade em descobrir mais sobre o Buraco Negro e até mesmo sobre as atitudes de Eduardo, que percebemos um grande amadurecimento no decorrer da história e se transforma de um “vagabundo”, acomodado à sua rotina, em alguém muito determinado e responsável pelos seus atos. Com certeza uma lição de vida!
"O ciclo continua, o ciclo há de continuar. O tempo é inflexível, é uma questão de adaptar-se a ele ou sucumbir a sua irredutibilidade." (p. 97) 

Para adquirir a obra basta acessar o link abaixo:


https://www.clubedeautores.com.br/books/search?utf8=%E2%9C%93&where=books&what=rico+velha+vagabundo&sort=&topic_id=

Vale ressaltar que o site Clube dos Autores oferece descontos de 20 a 25% em todos os seus livros durante alguns períodos de cada mês. Corre conferir!


2 comentários:

  1. Gostei da dica... onde será que o eu acho esse livro?
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É só acessar esse link:

      https://www.clubedeautores.com.br/books/search?utf8=%E2%9C%93&where=books&what=rico+velha+vagabundo&sort=&topic_id=

      :))

      Excluir

© Marcas Indeléveis - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png