Resenha - Sob a Redoma

Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano: 2012
Páginas: 960

Sinopse - Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas.
No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.     
     Essa não é só a minha primeira resenha, mas também é um desafio para mim. Primeiro por ser a primeira, segundo por ser uma obra incrível de um dos meus autores favoritos, olha a responsabilidade rs.
     O New York Times descreveu essa obra como “difícil de deixar de lado” e eu assino em baixo. A trama é envolvente, com suspense, muitos acontecimentos, muitos personagens, tudo narrado de um jeito gostoso de ler e realmente difícil de parar.
    Logo nas primeiras páginas há um mapa da cidade onde a história ocorre – Chester’s Mill, no Maine – e uma sucinta lista dos 67 principais personagens. Eu achei isso ótimo, pois o mapa permite nos situar na cidade e a lista de personagens ajuda a não dar um nó na cabeça durante as primeiras páginas do livro.
    A história se inicia mostrando uma pequena cidade dos Estados Unidos que tem sua vida normal interrompida pela queda de uma redoma. O mistério surge logo nas primeiras páginas, a queda da redoma e o isolamento da cidade é um misto de suspense, medo e, posteriormente, total desespero dos habitantes de Chester’s Mill. A redoma causa a explosão de aviões, veículos, decepa pessoas ao meio e mata os pássaros que colidem com ela... mas isso é só o começo.
    A pacata cidade abriga diferentes personalidades: Dale Barbara, um veterano de guerra que trabalha como cozinheiro no restaurante Rosa Mosqueta, o vereador Jim Rennie e seu filho Junior Rennie, que já revela seu caráter e relata suas estranhas dores de cabeça logo no início do livro, Julia Shumway, repórter do jornal Democrata e de muita personalidade, entre muitos outros.
     Um dos pontos que eu mais gostei na história é que o Stephen King consegue unir muito bem os fatos sobrenaturais que envolvem a redoma com a dura e fria realidade humana. Com o primeiro vereador da cidade Andy Sanders abalado com a morte da esposa (e convenhamos que ele nunca possuiu muita iniciativa na cidade) e a terceira vereadora Andrea Grinnell entorpecida pelo uso de drogas para suas dores no corpo, o segundo vereador Jim Rennie, também conhecido como Big Jim, se vê livre para tomar as rédeas da cidade em favor de uma só pessoa: ele mesmo.
   Embora todos os habitantes da cidade se apavorem com a idéia do isolamento, a redoma é muito útil para Big Jim, pois como líder da cidade, poderia honrar seu apelido, Grande Jim, e manipular os cidadãos a acreditarem que ele está fazendo o melhor pela cidade, afinal, “o bem da cidade é o bem do povo”. Mas o que ninguém sabe é sobre sua fábrica de metanfetamina, a monopolização do gás propano, a lei virada ao avesso, pois com a morte do chefe de polícia Duke, qualquer um que saiba manusear uma arma pode virar um policial, inclusive adolescentes nada responsáveis.
    A narração é rica em detalhes e, se a princípio as novecentas páginas assustam, em pouco tempo você se vê querendo ler cada vez mais.
   A trama vai mesclando acontecimentos estranhos, como convulsões onde as pessoas falam “as estrelas cor de rosa estão caindo em linhas”, com briga e morte por causas banais. A cidade enfrenta o pânico pelo medo da falta de alimentos e gás, manipulados por Big Jim, enquanto o mesmo é idealizado como o salvador da cidade... mas algumas pessoas sabem da verdade.
   Tudo ocorre muito rápido na trama, em questão de dias, mas que mais parecem meses. O medo de a redoma ser indestrutível e a dúvida de como ela foi parar em Chester’s Mill, somado à disputa pelo poder, resultam em mortes e pânico pelos moradores da cidade e muita revolta por nós, leitores.

    Falando um pouco sobre a série americana, confesso que assisti primeiro e amei, fiquei louca para ler o livro e saber o final da história! Mas acontece que o desenrolar da história é bem diferentes na série e no livro. Alguns pontos mudam logo de cara, como a atual profissão de Dale Barbara, os acontecimentos entre Angie McCain e Junior Rennie, a história de Julia Shumway, a rádio da cidade, o jornal Democrata, enfim, há várias divergências, principalmente em relação ao núcleo da redoma e os acontecimentos entre Barbie e Big Jim, embora tanto no livro quanto na série o ódio entre eles seja recíproco.

      Voltando para o livro, seu final é tão bom quanto o início e o meio. A história te prende do começo ao fim e, embora apresente um desenrolar bem diferente da série de TV americana, cá entre nós, é muito melhor. Recomendo a leitura de Sob a Redoma, pois é um livro incrível, com muito suspense, daqueles livros que quando você termina de ler fica com um vazio por dentro rs. 

Nota da História: 10
Nota da Capa: 9

3 comentários:

  1. Tenho pouca experiencia lendo Stephen King(3 ou 4 livros),mas sei que ele sempre faz historias sensacionais! Nunca havia lido nenhuma resenha de "Sob a Redoma" porém já estou entusiasmada para conferir como é
    Ótima resenha! beijoss
    http://imemoriavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com esse livro na minha estante, mas ainda não encontrei coragem para lê-lo. hahahaha! Estou trabalhando muito, então, ando meio sem tempo. Mas em breve espero poder me apixonar por ele tanto quanto você :D
    Tem post novo lá no blog, se quiser conferir. Adorei a resenha :D

    Beeijos
    http://www.estoriasecafe.com/2014/01/tatuagens-literarias.html#.Uug9t9JTvIU

    ResponderExcluir
  3. Li dois livros do Stephen King e, apesar dos finais, eu adoro o modo como ele escreve... Quero ler esse livro ;) parece ser bom
    beijos
    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir

© Marcas Indeléveis - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png